segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Principais ações didáticas de um tutor

UFC - Universidade Federal do Ceará 
Instituto UFC Virtual 
Pró-Reitoria de Pós-Graduação 
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados 
Divisão de Planejamento e Ensino 
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2 Turma: T-31 - Química 
Aula 01 - PONTO DE PARTIDA -  Aqui seguem as principais ações didáticas que nós tutores devemos desenvolver e planejar ao ministrar uma disciplina. 
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos 
Cursista: Elizabeth C. Gomes  Data: [28/10/2013] 

O tutor a distância é responsável por mediar os conteúdos, os interesses e as necessidades de aprendizagem dos estudantes. O que significa dizer que seu papel está localizado entre acompanhar, incentivar e avaliar a aprendizagem.
E para tanto vamos definir algumas ações didáticas para sua concretização.  
a)      Antes de iniciar a disciplina...
ü  O tutor deve estudar cuidadosamente todo o material disponibilizado na ambiente, pois desta forma se interara da abordagem dada pela plataforma;
ü  Selecionar material necessário à ampliação dos conteúdos;
ü  Preparar as aulas presenciais;

b)      Durante a disciplina.
ü  Convidar e acompanhar a participação dos estudantes, através de mensagens;
ü  Fazer a abertura dos fóruns, responder prontamente os questionamentos e comentar as falas dos alunos;
ü  Nos encontros presenciais estabelecer os acordos a serem cumpridos, apresentar o conteúdo de maneira clara e didática. Ficando a disposição para qualquer duvida;
ü  Pactuar as datas para a realização dos fóruns dando a oportunidade de no mínimo dois horários e administrando a quantidade de alunos participantes;
ü  Lembrar periodicamente as datas aos alunos;
ü  Corrigir e comentar os trabalhos enviados;

c)       Após a disciplina.
Entregar todos as avaliações nos prazos;
Explicar os resultados individuais, em caso de duvida;
Agradecer o empenho de todos;
Esclarecer para aqueles que não forma aprovados, que na há exigências que não podem ser negociadas;
Enviar mensagens de incentivos;
E se colocar a disposição dos mesmos.


Bem! Pelo menos é o que eu faço.


Um forte abraço.

Minha primeira vez como tutora...


Entrar em uma sala de aula pela primeira vez é sempre difícil, independente de ser presencial ou à distância. Talvez por isso, nos preparemos um pouco mais na primeira vez.
Atualmente, o receio de um professor é se os alunos vão querem ou não aula. Daí, toda uma preparação minuciosa. Na educação à distancia é um pouco diferente porque muitas vezes antes de conhecer os alunos pessoalmente, você já os conhece virtualmente. Os fóruns e as mensagens são esse primeiro contato. Claro, que nem todos se apresentem igualmente, pois uns participam de primeira e outros nos últimos minutos do último dia, mas participam e isso é que importa. Ou, pelo menos eles acham isso.
Por mais anos de experiência que se tenha nunca se sabe o que pode acontecer em um nova turma. Mas,quando entrei pela primeira vez em uma sala de educação à distância senti algo diferente, senti que aqueles jovens tinham  fome de saber. Eles estavam ávidos pelo conhecimento que tinha para lhes oferecer. Daí, talvez a razão de terem viajado vários quilômetros, gastando o que tinham e o que não tinham, para assistirem a aula tão desejada.
Penso que muitos deles ainda não exploram todas as possibilidades do ensino à distancia e talvez por isso sejam tão ansiosos pelos encontros presenciais, mas além disso vejo neles o ardente desejo de aprender e superar as dificuldades.
Particularmente, acredito que a aprendizagem deve ser uma prática significativa por isso a relação professor- aluno nunca poderá ser subestimada.


Acredito em uma aprendizagem significativa, por isso devemos compartilhar respeito e confiança.